Pular para o conteúdo principal

Aula de cidadania

Greve na Educação? Os professores goianos decidiram dar a melhor aula de todas. Fora de sala, não vale nota e tem a participação massiva de todos os alunos: Aula de cidadania!

A despeito da decisão do juiz substituto em segundo grau de plantão neste final de semana, Fábio Cristovão, o grupo Mobilização dos Professores de Goiás e a União Goiana dos Estudantes Secundaristas de Goiás (UGES) deram início à greve da Educação.

Enquanto o governo veiculava freneticamente na TV local a informação de que alunos poderiam ir às escolas porque haveria aula normal, a mobilização ganhava força nas redes sociais, permanecendo no topo das discussões no Twitter em Goiás até hoje (6).

Sete da manhã e os alunos do Lyceu já estavam sentados na escadaria de entrada do colégio e um carro de som na porta. Discursos inflamados de alunos e professores presentes retiravam, aos poucos, os poucos resistentes de dentro da escola. "Vamos ligar para alunos de todos os colégios e convocá-los pra cá", ordenou a presidente da UGES, Jessica Wuiner.

Repórteres da TV Anhanguera, UCG TV, Rádio Difusora e O Popular foram os primeiros a chegar ao Lyceu e cobriram o início do movimento presencialmente. A imprensa de modo geral noticiará todas as mobilizações.

O Sindicato dos Professores de Goiás (Sintego) sustenta a greve promovida pela sociedade civil. A professora Ana Veloso (vídeo) é feliz em sua fala durante a manifestação: "Quem decretou a greve são os professores, os estudantes e pais dos alunos". Aplaudida.



Embasamento

Fato inédito, em pleno sábado, antes do início da greve, o poder judiciário já decreta sua ilegalidade baseando-se na educação como serviço essencial à sociedade. No entanto, isso não consta na lei de greve. A justiça goiana "falha, mas não tarda" em Goiás.

Em resumo, o carro-chefe, segundo o Movimento dos Professores de Goiás é a "Garantia do cumprimento do piso nacional no Estado e Municípios em Goiás sem a destruição do Plano de Carreira".

Paralelamente, com a promoção dos estudantes, ocorre a campanha Pula Catraca em prol do prometido Passe Livre, dentre outras causas.

Futuro

A greve começou e não tem prazo para acabar. Neste momento, estudantes, pais, professores e comunidade seguem a manifestação conjunta até o Centro de Convenções, onde o governador do Estado de Goiás está. Ao chegar, foram barrados na entrada pela Polícia Militar. Mas a manifestação prossegue.

E o futuro... é a gente quem faz!

Comentários

  1. O poder judiciário muitas vezes age como se fosse pau mandado do governo, mas felizmente o povo tem conseguido exercitar sua cidadania e criticidade.

    Não muito diferente do que tem ocorrido aqui em GO, em Salvador (BA) o judiciário também definiu a paralisação dos Policiais Militares como sendo uma especie de coisa desnecessária e arruaceira, mas cá entre nós, se vivemos em uma democracia, podemos ser e dizer o que quisermos, ou não?!

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo

    Penso que a greve
    na educação é um ato de amor,
    e um grito na direção
    dos que deviam investir
    na construção de sonhos coletivos de esperança,
    e que se esquecem deles,
    quando tem o poder de construir
    um novo modelo de sociedade,
    fundamentada no saber.

    Há um poema meu sobre greves na educação.
    Se quiseres posso enviar-te.


    Que sempre existam
    sonhos a habitar teu coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aluísio, quero o poema sim!
      No momento é muito útil aqui e de ante mão já digo que quero ler e compartilhar com o grupo de professores no facebook. Eles vão gostar!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Uma lição de um Desaguar: a profissionalização do ator

A 13ª Mostra Desaguar do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França, que apresentou os espetáculos teatrais de formatura de alunos-atores nos dias 18 a 22 de novembro de 2014, me mostrou um pouco do que talvez eu apenas suspeitasse durante meus dois anos de estudo neste Teatro-Escola e me recordou importantes referências vivas e cotidianas durante meu processo de formação. Na verdade, sou especialista de generalidades humanas. Estudo comunicação e teatro, coisas que todo mundo nasce fazendo, coisas sem as quais a humanidade não seria. Atividades profissionais que sempre causam controvérsias burocráticas. O jornalismo perde seu diploma e todo mundo já fez 'teatrin'. Meu pêndulo balança muito para a comunicação popular e para o teatro do oprimido... Minha experiência até agora já me deu suficientes provas de que, como ferramentas pedagógicas, são libertadoras da condição humana. Por outro lado, meu pêndulo percebe o artista em si mesmo e sua investida profis

AUTODIAGNÓSTICO: Com toda beleza e abominação.

Todos prometem (e não cumprem) coisas no ano novo, eu não prometo nada. Como flecha de ano novo, encerro 2010 e inicio 2011 com meu autodiagnóstico, encerrando a série "Diagnósticos" do meu blog. Ficha Paciente: João Damásio da Silva Neto. Perfil: http://www.twitter.com/joaodamasio Idade: 19 anos. Cidade: Palmelo/Goiânia - GO. Ocupação: Acadêmico de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Restrições apresentadas: Egoísmo caótico que desregula a timidez. Prescrições: Nunca permitir mais de uma hora ociosa. Diagnóstico rápido: Antagonismo ao espelho. Diagnóstico completo (para quem ousa entender): Única regra para quem ler este diagnóstico: Tudo é mentira! Ora, como pode alguém se autodiagnosticar com sinceridade? Coisa de louco! Mas é minha obrigação, afinal fui ensinado a não julgar e estes diagnósticos mensais onde descrevo todo mundo nos ínfimos detalhes alcançados pela minha pouca visão não é menos que julgamento. Então, que pelo meno

Um momento sem existencialismo

Amo e contribuo com o ato simples das coisas que fogem ao regaço existencial, emocionando a pupila ao puxar uma lágrima lá do coração, desentupindo as veias, perfazendo o húmus do trabalho ou da ressaca - o suor ou a gordura - em matéria-prima-quase-irmã de objetivação do Ser, do Dasein. Quando um atraso, um copo quebrado, uma mancha na roupa, um furo na ceroula ou uma multigenia em crioula semente ocorre, incorre o vento que parte da borboleta para provocar um tsunami. A existência - ou o existencialismo - como rotina é tábua farpada sem velcros: sem o verniz sobre lisura nem a velha rustidão folclórica. Talha-se, porém, mandamentos em pedras, em areia, em madeira desde quando os media existem. As metáforas de aprendiz evidenciam o cobre pálido a represar ditados instintos: recalculados, racionalizados. Sofro sem silêncio o só com a voz do silêncio. Existo, para além das standnormalidades, paranóides de totem em pouca idade. A doença contagia o papel. Graças! Mas ainda há mais