segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Agregações e desagregações sociais

Quando falo aos cristãos assunto o socialismo, na lida dos movimentos populares trago o holismo, para os adeptos das culturas de paz problematizo a conjuntura política... Aos mudos não faz mal aprender braile.

À consciente fragmentação da ciência, observada principalmente na medicina, se soma a contemporânea percepção de uma complexo movimento das sociedades: a agregação temática formando cidades-tribos e grupos qualificados que propõe a desagregação do ser. Ninguém é completo em nenhuma identidade social a que se vincula, seja de ordem militante, religiosa, profissional ou científica.

Complicado? Não, eu explico: sou jovem ambientalista, mas não basta. Há muito do meio empresarial que critico, por exemplo, com que devo aprender, além de assumir que a generosa Mãe Terra os alimenta por filhos pródigos ou não, assim como a mim.

Complexo? Sim. Complexus, do latim, remonta à formação da teia ou da rede onde tudo está interligado. Somente um pensamento complexo ligaria as reformas sociais por que clamamos nos movimentos sociais nos dias atuais às reformas íntimas propulsadas nas religiões.

Deixar de desagregar, pois que enquanto Seres não nos reconhecemos mais sob uma mesma aura coletiva. A individualidade renova seu signo no pensar complexo que ama a vida, por meio do respeito e do acato íntimo e social dos multiversos que compomos e que nos põe em marcha.

Quando falo a você, à ele e a todos os pronomes, neste complexo, cabe antes a autocrítica propositiva rumo ao aprendizado constante das ondas que nos levam a não "a" nem "des" gregar nada: ouvir.

Um comentário:

  1. Caro amigo

    O ato de pensar
    é complexo,
    principalmente quando
    confronta o senso comum,
    nos fazendo buscar outros caminhos
    e assumir outras responsabilidades,
    além da fé, do dia a a dia cotidiano,
    do consumo e do supérfluo.

    Desejo aos que amo, não bens materiais,
    mas alegria...
    A mais plena alegria...

    ResponderExcluir

Digite seu e-mail aqui para receber atualizações do Descaradamasio. A média é uma postagem semanal.