quarta-feira, 13 de junho de 2012

Cuidar de mim


Hoje, não relutei ao escrever o banal. O diário de outrora (este blog) é, agora, uma página quase profissional. Ual! Mas... isso não é bom. Esta postagem visa ressuscitar o que eu quero dizer em detrimento do que eu quero que os outros leiam de mim. Cuidar de mim não é cuidar da minha imagem.

Os sabidos aconselham que eu não escreva esse tipo de coisa aqui para que não corra o risco de ser mal interpretado por quem me emprega ou quem poderia um dia me empregar. Me avaliariam mal, como uma pessoa frágil e, portanto, um profissional falho (potencial atributo de todo ser humano, diga-se de passagem). Mas, na verdade, me considero dizendo o que eles gostariam de dizer e recalcam.

Quando você cresce, dizem, é necessário saber o que diz. Quando você cresce, não dizem, é necessário esquecer o que você queria ser. Sua profissão deve ser aquela que o mercado precisa. Afinal, você só tem que ganhar dinheiro e, depois, morrer para dar lucro às funerárias. Não se preocupe, não dói. Garanto que dói mais em você que em mim.

Abdicar do evento da década, soltar o osso da liderança estudantil, se ferir menos por conta do deselogio mal intencionado do chefe, dormir em algumas noites e partir para os rocks em outras, deixar a barba crescer para ver se cresce, cuidar da saúde enquanto ainda tem, pensar em si mesmo antes de ser corrompido pela indústria social ou pela oposição. São coisas que estou fazendo neste momento. Isso é cuidar de mim. Clichê. Mas é. Melhor, afinal, ser clichê que não ser por conta dos outros.

Que mensagem de autoafirmação! – já pensaram. Eu pude perceber, no entanto, que não é possível cuidar de mim sem cuidar do mundo, da sociedade, do meu quarto, do meu cabelo, da minha escova, da escova de quem eu amo... E mais: que isso é perfeita e extremamente conciliável. Basta não viciar em cuidar do mundo. Basta reconhecer o mundo em você. Cuidar de mim é a melhor forma de cuidar do mundo que cuida de mim.

Um comentário:

  1. que legal! também adoro falar o que estou pensando e ja levei muita "ré" por isso. dá nada. parabéns pela escolha! abraço.

    ResponderExcluir

Digite seu e-mail aqui para receber atualizações do Descaradamasio. A média é uma postagem semanal.