Pular para o conteúdo principal

Brega para roqueiros

Todo bom roqueiro roqueiro é bom desde quando? enche a boca para falar da banda preferida, dos solos, das letras, da atitude punk, do histórico, das referências... Eu sou assim também. Tudo certo até o momento que as baladas rock lotaram ao som do brega.
Banda Uó - o boom do eletrobrega, orgulho de muito goiano

A tendência, pela primeira vez na história desse país (jargões neste texto são bem propositais e adequados), vem de Goiás, da terra conhecida nacionalmente por uma manutenção dos “valores da roça” e do sertanejo que não está no sertão, onde a maior inovação é o sertanejo universitário que não saiu do primário.

Banda Uó! Este é o nome do brega que quebrou a armadura dos roqueiros goianos. Longe de ser preferência dos bregas de verdade que curtem as produções das loiras paraenses que passam na TV, a Banda Uó é considera matéria Cult. É assunto das rodas de bate-papo da elite cultural goiana e até dos “ralé”, como eu.

Relutei meses para admitir que a tal da Banda Uó manda bem e veja bem que eu não disse que gosto hein! Hrum! A batida é a mesma de sempre. Apesar das discordâncias na rotulação, o termo mais aceito para defini-los é eletrobrega. O sucesso comercial passa em volta.

No 10º Festival Vaca Amarela, um dos eventos que mais arrisca trazer gente nova e mistura vários sons para públicos diversos e até divergentes, trouxe uma breguice total no primeiro dos três dias de festival. No meio de muito som bem elaborado, os shows que lotaram e agitaram foram justamente os da Banda Uó, Kumbia Queers e Falcão.

Kumbia Queers - a Uó Argentina
Uó Argentino
A batida brega, o misto latino e a pegada punk não é exclusividade da Banda Uó. Percebi quando assisti a “versão argentina” – Kumbia Queers. Um sexteto femininamente macho que manda um som tal qual Banda Uó, mas com as peculiaridades argentinas.

Kumbia Queers simplesmente quebra qualquer padrão de estética. Cada membro da banda se veste de um jeito completamente desarmônico, no show no Vaca Amarela, a baixista durona, metaleira, trajava um vestido onça, a vocalista uma bermuda jeans despojada com cabelo sei lá como definir, uma lá parecia o Mick Jagger, a outra parecia uma menininha inocente falando palavrões, uma outra lá na boa, vestindo camisão de jogador de basquete. A baterista eu nem consegui reparar.

Conclusão
Para você que ficou com preguiça de ler tudo e ficou feliz em ver que tem um subtítulo “conclusão” e acha que basta, pode ler só isso... está certo. O resultado é que quem está certo é o tio Pablo Kossa e sua banda “Chapéu, Cerveja e Frustrações” quando interpreta uma resposta que caberia bem na boca dos brega-roqueiros: “Eu sou mais rock’n’roll que você!”

Isso porque o rock é atitude e é liberdade. E é insanidade. Essa galera do brega no meio do rock é a coisa de mais atitude e mais insana que podemos assistir ao vivo agora. Apesar do susto ao ver show do Kamura mornar e da Banda Uó ferver, concordo que eles, agora – até quando se acontecer a moda passar, são mais rock’n’roll que nós, conservadores do rock, numa dura contradição.

Comentários

  1. A Uó pra mim ainda não tá com esse borogodó todo, dos hermanos não posso falar, mas se servir pra dar risada tá bom. O problema é que dificilmente quero dar risada ouvindo rock'n roll. Mas e daí, se tem quem queira, que pluguem-se as guitarras e aumenta o som aí! rs.

    ResponderExcluir
  2. Eeee João, você e seus rocks né !
    Esse ano quaaase que fui no Vaca Amarela, queria ver o show do Copacabana Club, mas não teve como por que tinha um aniversário pra ir...
    Enfim, essa Banda Uó eu ainda não escutei, mas fiquei bastante curioso a cerca deles, vou ouvi-los e te falo minha opinião depois... Mas só pelo seu texto - que sempre me ajuda muito com novas bandas e opiniões sobre um bom rock'n'roll - puder entender o estilo da banda, que imagino não me agradar muito, mas não posso falar sem antes experimentar né !

    ResponderExcluir
  3. Paullo, o Pyguá, lá no Martin, lotou de verdade no show da Banda Uó. E o pior: Não foi só de curiosos. Eles colocaram um clipe novo na internet há dois dias do show e todo mundo (menos eu, kk) sabia cantar a tal música. Eles estão concorrendo no VMB e um monte de fatores assim. Existe uma jogada comercial fudidona junto também né.
    Du, você não deve curtir, apesar de ser um tanto eclético. Eu não curto o som deles. Curto a "fenomenologia" do caso. Não que a música deles seja um fenômeno. Mas o efeito... atingiu um bando de roqueiros, cara!

    ResponderExcluir
  4. Sou suspeito ao falar desse grupo, pois volta e meia publico algo que notifique novidades do grupo.

    Em fim, gosto do tema q eles trabalham e da forma como usam. Misturam diversos elementos, conseguem muitos efeitos ao mesmo tempo.

    Agora... Existe, como o JD já disse, uma jogada fudida de marketing. Percebe-se uma estrutura pomposa em volta deles.

    ResponderExcluir
  5. Yeah, Adenevaldo... o lance é a jogada! De identificar (ou criar) o nicho e preencher.
    Eu nem curto o som de fato e nem mesmo forma com que a temática é tratada, mas não vem ao caso pra mim.

    ResponderExcluir
  6. E esse foi o show do tal do Kumbia Queers: http://www.youtube.com/watch?v=gV-4Rp0_Eeo&feature=player_embedded

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Uma lição de um Desaguar: a profissionalização do ator

A 13ª Mostra Desaguar do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França, que apresentou os espetáculos teatrais de formatura de alunos-atores nos dias 18 a 22 de novembro de 2014, me mostrou um pouco do que talvez eu apenas suspeitasse durante meus dois anos de estudo neste Teatro-Escola e me recordou importantes referências vivas e cotidianas durante meu processo de formação. Na verdade, sou especialista de generalidades humanas. Estudo comunicação e teatro, coisas que todo mundo nasce fazendo, coisas sem as quais a humanidade não seria. Atividades profissionais que sempre causam controvérsias burocráticas. O jornalismo perde seu diploma e todo mundo já fez 'teatrin'. Meu pêndulo balança muito para a comunicação popular e para o teatro do oprimido... Minha experiência até agora já me deu suficientes provas de que, como ferramentas pedagógicas, são libertadoras da condição humana. Por outro lado, meu pêndulo percebe o artista em si mesmo e sua investida profis

Um relato de gratidão sobre a arte de Yashira

Quando eu era pequeno, lembro de ver a Yashira nas ruas de Palmelo. Ela era a louca e eu tinha medo dela, mas achava curioso. Uma parte de mim queria se aproximar dela, foi a parte que depois me levou a fazer curso de teatro e, quando eu atuava, eu lembrava um pouco dela e das performances que ela promovia nas ruas da cidade. Aí eu comecei a entender que era arte o que ela fazia. Mas era uma arte muito estranha, eu não achava bonito. Comecei a achar bonito quando me envolvi ativamente com movimentos ambientalistas durante uns cinco anos e vi que tudo o que ela fazia como arte era sustentável e que ela tinha uma mensagem ecológica. O ativismo dela não era pautado em um coletivo de políticas públicas como o meu, era um envolvimento por inteira. Junto, era uma causa espiritual. Eu entendi isso quando, espírita que sempre fui, tentava compreender o que era mediunidade em mim e ouvi ela dizendo que tudo era mediunidade nela. A arte, a ecologia, a espiritualidade... expandindo mutuamente s

AUTODIAGNÓSTICO: Com toda beleza e abominação.

Todos prometem (e não cumprem) coisas no ano novo, eu não prometo nada. Como flecha de ano novo, encerro 2010 e inicio 2011 com meu autodiagnóstico, encerrando a série "Diagnósticos" do meu blog. Ficha Paciente: João Damásio da Silva Neto. Perfil: http://www.twitter.com/joaodamasio Idade: 19 anos. Cidade: Palmelo/Goiânia - GO. Ocupação: Acadêmico de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Restrições apresentadas: Egoísmo caótico que desregula a timidez. Prescrições: Nunca permitir mais de uma hora ociosa. Diagnóstico rápido: Antagonismo ao espelho. Diagnóstico completo (para quem ousa entender): Única regra para quem ler este diagnóstico: Tudo é mentira! Ora, como pode alguém se autodiagnosticar com sinceridade? Coisa de louco! Mas é minha obrigação, afinal fui ensinado a não julgar e estes diagnósticos mensais onde descrevo todo mundo nos ínfimos detalhes alcançados pela minha pouca visão não é menos que julgamento. Então, que pelo meno