sexta-feira, 22 de julho de 2011

EPIFANIA: prólogo e epílogo

"Qual o sentido da vida, João?" - Para além da próloga identificação com meu nome repetido nesta frase que epiloga o vídeo promo do curta metragem Epifania, urge brilhantemente um sentimento daqueles que não se explica a não ser por meio de um arrepio forte no ápice de velozes reflexões.

A proposta dos diretores Marco Ferreira (@marcoferreirah) e Ronaldo Moura (@ronaldoahmoura) flui tão bem que me fez criticar a obra antes mesmo de conhecê-la. Apenas pela forte sutileza do vídeo promo.

Subtitulado pelo maltratoso questionamento "Qual o sentido da vida?", o curta empolga de cara pela irretocável fotografia. Alan Foster, Larissa Alves, Fred Policarpo, Deusimar Gonzaga e Marina Carrijo mandam bem na atuação e aparentam exata modelação ao enquadramento propositalmente inseguro da câmera.

A trilha sonora com a música tema "Meu bem" gruda numa proposta de melodrama inteligente, que obriga fugidia emoção. A tonalidade clara mesclada à sutileza da fotografia e ao simpatizante fusca azul, fazem do curta, uma inesperável experiência a todos nós que nos deixamos levar pela oportunidade de não só ver, mas vivenciar Epifania.
Cena do curta Epifania retirada do blog oficial:
os pés de João e Maria cruzados rente ao formoso Fusca Azul
Dos participantes desta produção de 20 minutos, conheço e admiro dois (Raysa Nunes, na assessoria da produção e Marco Ferreira, na direção de arte e fotografia), além de já ter tido contato com os nomes e algum trabalho de Ronaldo Moura e Fred Policarpo, que no momento, simplesmente não me lembro de onde conheço os nomes.

Como o curta não tem data de lançamento, a ansiedade já me fez embalar na empolgação de redigir a pré-crítica, que não teve nenhuma crítica, afinal Epifania já me encantou e a galera tá que divulga nas redes sociais.

Que possa alcançar todo êxito possível esta obra prima e que venham outros trabalhos desta equipe. Confiram todas as informações no Tumblr oficial e na Fanpage. Veja o vídeo promo aqui:



Epifania - Promo from Marco Ferreira on Vimeo.


5 comentários:

  1. Você tem certeza que não viu o curta ainda ? Nossa porque eu tbm assisti ao vídeo promo e não consegui tirar conclusões tão detalhadas assim...
    Enfim, o curta realmente me parece uma ótima pedida, ainda mais falando da fotografia dele que para min está impecável, juntamente com a trilha sonora - a do video promo pelo menos.
    Quanto ao "maltratoso questionamento" do subtítulo prefiro nem comentar, já que esta frase me deixa um pouco desconfortável e pensativo até demais...

    ResponderExcluir
  2. É, Du. Acho que todo dia, desde o primeiro, assisto esse vídeo, kkk. Já até decorei a sequência e as falas, kkk.
    Tudo porque não consigo responder satisfatoriamente nosso maltratoso questionamento, rs.

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo

    O Brasil apesar de tudo,
    e de todos
    que tentam nivelá-lo
    por baixo,
    é um celeiro de talentos
    que insiste ( e certamente conseguirá),
    semear novas ideias
    por meio da arte.

    Que em ti haja a alegria
    de uma manhã de sol...

    ResponderExcluir
  4. A cada dia seu perfil profissional se molda mais. Seus textos têm se aprimorado muito, parabéns!

    Pelo q percebo também esta por dentro de todas as mobilizações culturais.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelo comentário enobrecedor sempre em tom poético, Aluisio!
    É bom ter esse feedback também, Adenevaldo. Transito por onde posso no meio cultural, mas não conheço tanto assim.

    ResponderExcluir

Digite seu e-mail aqui para receber atualizações do Descaradamasio. A média é uma postagem semanal.