Pular para o conteúdo principal

RESUMÃO da Água Contida da semana

Muito ocorre no mundo, muito me ocupa. Não sei nem com que tempo você, amigo, está conseguindo ler-me agora. Escrever é um ritual. Só através deste rito, me atiro para novo retiro. Cada assunto precisa ser escrito ou falado. É a única forma de fazer com que “seja passado” todo trauma, todo papo, toda alegria congestionada - que também é doença. Então, o Descaradamasio chegou. Ele escreverá o RESUMÃO sobre tudo que rolou nos bate-papos onde estive e tudo que eu vi por ai e deu vontade de falar.
Na verdade faço uma salada mista de textos. Descaradamasio, assuma a posição...
-------------------------------------------
“Abraçar o mundo” é a expressão mais repetida nos últimos dias. Sabe o que é querer tudo? Fazer tudo? E o pior, sentir que não fez nada? Faz parte... Ainda bem que tenho como querer tudo. Dizer “não” é ofensa contra mim mesmo. Se eu digo não a alguma oportunidade nova que me aparece, por mais irrelevante que seja, sinto-me culpado. Então, porque dizer não? O dia terminará, tudo vai passar. Isso garante o jeito de lidar com o ato de abraçar o mundo e nem conseguir encontrar os dedos no final das contas. Na verdade, talvez eu esteja de braços cruzados sem ver.

Voluntariado
Quer ser voluntário? Não seja otário. Se estiver pensando nisso, simplesmente porque enriquece seu currículo, esqueça! Se quiser porque é apaixonado por uma causa, tome por regra: voluntariado não é obrigação até você assumi-la como tal.
Nada mais prazeroso que doar-se. Ser útil a algo realmente útil. E saber que isso não é comércio. Saiba mediar-se. 
Acaba, então, agora, meu prólogo interno. Sim, todos estes conselhos são para mim, que me dedico (e já me dediquei bem mais) à inúmeros trabalhos voluntários.

Casamento gay?
O povo é muito sensacionalista e extremista. Ouço dizer de um lado: “Quero ver quê que o mundo vai virar quando só existirem gays”; e do outro: “Agora sim, temos nossos direitos, somos iguais a todo mundo”. Tudo balela, na minha opinião. Nesta discussão, não entrarei no mérito das grandes discussões filosóficas, religiosas, políticas... enfim, é um campo aberto a muitas áreas da moral ao direito.
Só gostaria que fosse claro à todos que a lei humana é tão falha e retardada que somente lhe cabe acompanhar o que já existe. Não haverá mais liberdade para os gays, não acabará o mundo por uma coisa num papel escrito e dito como lei. Se sou a favor? Respondo com uma pergunta: Porque não assumir algo que já existe? Legalizar os casamentos gays só quer dizer: é verdade, somos o mínimo inteligentes para assumir que as coisas são como são. Não é por proibições, permissões ou leis que se muda nada. Se você é contra a união homossexual por uma questão religiosa, por exemplo, tudo bem, todos temos o direito de opinar, mas lute por sua opinião por outros meios que não o da proibição. E lembre-se, religioso (como eu também me considero) que o mandamento cristão diz: “não julgueis”. Essa palavra encerra esse quesito. Somos todos irmãos.
Para relaxar nesta questão, quem quiser e curtir um rock, veja “Comum de dois”.


“A Trupe delirante”
Para terminar alegremente... eu assisti a primeira entrevista do Orkut Ao Vivo com a Pitty, vi a apresentação do novo DVD e já comprei na pré-venda. Até semana que vem, chega a “A Trupe Delirante no Circo Voador”. Com regravações espetaculares, incluindo “Se você pensa” do Robertão, e inéditas, como “Comum de dois”. E supersingles como “Me adora”, e um público delirante, me senti no próprio show. Agora só aguardo apresentações da banda em Goiás. Pô, já faz maior tempão que não os vejo. Só ver essa trupe delirante já me lava a alma, mesmo que pelo YouTube. DVD inteiro no canal oficial:

Convergência das mídias
Ainda do lançamento do DVD “A Trupe Delirante no Circo Voador”, tirei mais um assunto. Que coisa impressionante ver a convergência midiática acontecendo normalmente e espontaneamente.
A Pitty lançou seu DVD online, no Orkut Ao Vivo, com integração com o YouTube, sendo que, depois de uma entrevista de meia hora no Orkut, o álbum seria apresentado no YouTube. E, durante a programação, incentivava-se o envio de perguntas pelo Twitter e não por algum fórum no próprio Orkut. Isso não é legal demais?
E ainda perguntam porque eu não gosto de assistir tevê.

Parabéns se você está lendo até aqui! Com tanto assunto ai, algum deles você vai comentar, né?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma lição de um Desaguar: a profissionalização do ator

A 13ª Mostra Desaguar do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França, que apresentou os espetáculos teatrais de formatura de alunos-atores nos dias 18 a 22 de novembro de 2014, me mostrou um pouco do que talvez eu apenas suspeitasse durante meus dois anos de estudo neste Teatro-Escola e me recordou importantes referências vivas e cotidianas durante meu processo de formação. Na verdade, sou especialista de generalidades humanas. Estudo comunicação e teatro, coisas que todo mundo nasce fazendo, coisas sem as quais a humanidade não seria. Atividades profissionais que sempre causam controvérsias burocráticas. O jornalismo perde seu diploma e todo mundo já fez 'teatrin'. Meu pêndulo balança muito para a comunicação popular e para o teatro do oprimido... Minha experiência até agora já me deu suficientes provas de que, como ferramentas pedagógicas, são libertadoras da condição humana. Por outro lado, meu pêndulo percebe o artista em si mesmo e sua investida profis

AUTODIAGNÓSTICO: Com toda beleza e abominação.

Todos prometem (e não cumprem) coisas no ano novo, eu não prometo nada. Como flecha de ano novo, encerro 2010 e inicio 2011 com meu autodiagnóstico, encerrando a série "Diagnósticos" do meu blog. Ficha Paciente: João Damásio da Silva Neto. Perfil: http://www.twitter.com/joaodamasio Idade: 19 anos. Cidade: Palmelo/Goiânia - GO. Ocupação: Acadêmico de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Restrições apresentadas: Egoísmo caótico que desregula a timidez. Prescrições: Nunca permitir mais de uma hora ociosa. Diagnóstico rápido: Antagonismo ao espelho. Diagnóstico completo (para quem ousa entender): Única regra para quem ler este diagnóstico: Tudo é mentira! Ora, como pode alguém se autodiagnosticar com sinceridade? Coisa de louco! Mas é minha obrigação, afinal fui ensinado a não julgar e estes diagnósticos mensais onde descrevo todo mundo nos ínfimos detalhes alcançados pela minha pouca visão não é menos que julgamento. Então, que pelo meno

Um relato de gratidão sobre a arte de Yashira

Quando eu era pequeno, lembro de ver a Yashira nas ruas de Palmelo. Ela era a louca e eu tinha medo dela, mas achava curioso. Uma parte de mim queria se aproximar dela, foi a parte que depois me levou a fazer curso de teatro e, quando eu atuava, eu lembrava um pouco dela e das performances que ela promovia nas ruas da cidade. Aí eu comecei a entender que era arte o que ela fazia. Mas era uma arte muito estranha, eu não achava bonito. Comecei a achar bonito quando me envolvi ativamente com movimentos ambientalistas durante uns cinco anos e vi que tudo o que ela fazia como arte era sustentável e que ela tinha uma mensagem ecológica. O ativismo dela não era pautado em um coletivo de políticas públicas como o meu, era um envolvimento por inteira. Junto, era uma causa espiritual. Eu entendi isso quando, espírita que sempre fui, tentava compreender o que era mediunidade em mim e ouvi ela dizendo que tudo era mediunidade nela. A arte, a ecologia, a espiritualidade... expandindo mutuamente s