Pular para o conteúdo principal

Ecos verdadeiros

Quarto dia do festival teve a presença da banda Ecos Falsos, que não tocou seus principais hits

COBERTURA DO XVI GOIÂNIA NOISE FESTIVAL
19 de novembro
Cobertura completa e postagem original na Agência de Notícias da Faculdade Araguaia.
Texto: João Damásio
Edição: Profa. Viviane Maia
Fotos: Lara Vieira


São verdadeiros os Ecos Falsos. Sem tocar hits como “Spam do Amor”, “Litania dos Pobres” e nem mesmo o grande sucesso “Bolero Matador”, a banda paulista mostrou consistência e originalidade nesta quarta noite do 16º Goiânia Noise.

Ao início do show, a presença do público era tímida. No entanto, já com a primeira música - “O segredo do sucesso para a felicidade sem esforço”, que é gradativamente animada e alto astral -, a banda chamou a platéia dispersa no espaço do Martin Cererê para dentro da cúpula onde ocorria o show.

O que marca a banda é sua originalidade e a interpretação ultra casual e platônica das músicas. Com caras, bocas e contorções, Gustavo Martins (voz e guitarra), Daniel Akashi (guitarra e voz), Rodrigo BB (guitarra e voz), Vini F. (baixo e voz) e Davi Rodriguez (bateria), mostraram sua identidade.

O baixista é o mais “feliz”: pula muito e sorri a cada acorde, vai até o baterista e volta, enfim, não para. O vocalista tem olhares fixos e expressões irônicas. As três guitarras são totalmente definidas e sabem seu peso. Eles fazem um verdadeiro espetáculo teatral.

“Eu só sou sentimental quando eu me fodo!” – E arrebentam qualquer sentimentalismo enquanto tentam ser românticos. “Se quiser que eu minta, eu minto. Se quiser que eu finja, eu finjo. Mas se quiser que eu sinta... me perdoe” – Além de inserir uma sinceridade extremada aliada ao tom sarcástico.

Finalizado o show, ficou a sensação de afronta da banda por não tocar alguns dos principais hits, decepcionando os fãs, mas em compensação, mostrou que tem força e é consolidada com um vasto público a frente do palco que sabia todas as letras e acompanhava cada passagem.

Foram os ecos verdadeiros da banda Ecos Falsos, tocando o que, quando e como queriam, sem moldes ou preocupação em agradar por agradar.

Comentários

  1. Sinceramente não sei o que achar dessas bandas. Por um lado parecem tão semelhantes umas as outras e por outro tão sentimentais e "radicais".

    Agora, de forma bem sincera, devo dizer que seu texto conseguiu trazer todas as informações técnicas da banda e expressar sua opinião. Isso deve ser bom, rs, parabéns!

    Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Uma lição de um Desaguar: a profissionalização do ator

A 13ª Mostra Desaguar do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França, que apresentou os espetáculos teatrais de formatura de alunos-atores nos dias 18 a 22 de novembro de 2014, me mostrou um pouco do que talvez eu apenas suspeitasse durante meus dois anos de estudo neste Teatro-Escola e me recordou importantes referências vivas e cotidianas durante meu processo de formação. Na verdade, sou especialista de generalidades humanas. Estudo comunicação e teatro, coisas que todo mundo nasce fazendo, coisas sem as quais a humanidade não seria. Atividades profissionais que sempre causam controvérsias burocráticas. O jornalismo perde seu diploma e todo mundo já fez 'teatrin'. Meu pêndulo balança muito para a comunicação popular e para o teatro do oprimido... Minha experiência até agora já me deu suficientes provas de que, como ferramentas pedagógicas, são libertadoras da condição humana. Por outro lado, meu pêndulo percebe o artista em si mesmo e sua investida profis

AUTODIAGNÓSTICO: Com toda beleza e abominação.

Todos prometem (e não cumprem) coisas no ano novo, eu não prometo nada. Como flecha de ano novo, encerro 2010 e inicio 2011 com meu autodiagnóstico, encerrando a série "Diagnósticos" do meu blog. Ficha Paciente: João Damásio da Silva Neto. Perfil: http://www.twitter.com/joaodamasio Idade: 19 anos. Cidade: Palmelo/Goiânia - GO. Ocupação: Acadêmico de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Restrições apresentadas: Egoísmo caótico que desregula a timidez. Prescrições: Nunca permitir mais de uma hora ociosa. Diagnóstico rápido: Antagonismo ao espelho. Diagnóstico completo (para quem ousa entender): Única regra para quem ler este diagnóstico: Tudo é mentira! Ora, como pode alguém se autodiagnosticar com sinceridade? Coisa de louco! Mas é minha obrigação, afinal fui ensinado a não julgar e estes diagnósticos mensais onde descrevo todo mundo nos ínfimos detalhes alcançados pela minha pouca visão não é menos que julgamento. Então, que pelo meno

Um relato de gratidão sobre a arte de Yashira

Quando eu era pequeno, lembro de ver a Yashira nas ruas de Palmelo. Ela era a louca e eu tinha medo dela, mas achava curioso. Uma parte de mim queria se aproximar dela, foi a parte que depois me levou a fazer curso de teatro e, quando eu atuava, eu lembrava um pouco dela e das performances que ela promovia nas ruas da cidade. Aí eu comecei a entender que era arte o que ela fazia. Mas era uma arte muito estranha, eu não achava bonito. Comecei a achar bonito quando me envolvi ativamente com movimentos ambientalistas durante uns cinco anos e vi que tudo o que ela fazia como arte era sustentável e que ela tinha uma mensagem ecológica. O ativismo dela não era pautado em um coletivo de políticas públicas como o meu, era um envolvimento por inteira. Junto, era uma causa espiritual. Eu entendi isso quando, espírita que sempre fui, tentava compreender o que era mediunidade em mim e ouvi ela dizendo que tudo era mediunidade nela. A arte, a ecologia, a espiritualidade... expandindo mutuamente s