Pular para o conteúdo principal

Essa banda se chama Mugo

Aos berros de sempre, a banda comanda seu público na segunda noite do Noise

COBERTURA DO XVI GOIÂNIA NOISE FESTIVAL
19 de novembro
Cobertura completa e postagem original na Agência de Notícias da Faculdade Araguaia.
Texto: João Damásio
Edição: Profa. Viviane Maia
Fotos: Lara Vieira

“Essa banda se chama Muuuuugooooo!” Quem já presenciou um show da banda Mugo, sabe como esta frase foi berrada no XVI Goiânia Noise Festival, nesta quinta-feira (18). Portas fechadas para a rápida passagem de som. Uma pequena multidão distraída à espera do show.

E, ao abrir as portas, um silêncio significando atenção pairou por cerca de um segundo. A fumaça dos cigarros esvoaçou, as cabeças focaram na mesma direção e, inevitavelmente, todo público foi empurrado para frente do palco, onde já se encontrava a banda.



Uma das atrações mais explosivas deste festival, Mugo surgiu em 2006 e já é presença marcada nos maiores festivais independentes do país, como o Porão do Rock, Bananada, Vaca Amarela, Abril Pro Rock e o próprio Goiânia Noise.

São duas guitarras, ao comando de Lucas Henrique e Augusto Scartezini, o baixo de Gil Vieira, a bateria de André Splinter e o vocal de Pedro Cipriano. Brutalmente, a comunicação que se estabelece entre banda e público causa tremenda contigüidade, se é que alguém entende o gutural de Cipriano confundido com o zunido alucinante das duas guitarras que não param nem entre uma música e outra.



Em geral, todos consideram a rápida evolução da banda. No palco, eles se entregam ao público e parecem se alimentar da energia emanada dele. Na última música do show, o vocalista convocou: “agora é a hora final do descarrego, eu quero ver vocês quebrando tudo isto aqui. É só lembrar que todo mundo tá aqui para se divertir. Caiu, ajuda a levantar.”

Esta, que foi a penúltima apresentação da noite, terminou, como sempre, com o único berro inteligível de Pedro Cipriano: “Muuuuugooooo!”

Comentários

  1. Como prometido estou aqui, rs...

    Sabe que li o texto e pensei: vou encontrar um deslize que comprometa sua impessoalidade em torno do assunto, mas não vi nada. Vc está se tornando um ótimo jornalista.

    Quanto a banda, sei não, acho que não gostei, rs. Deve ser de muitos gritos e psicodélico de uma forma que não sou muito fã. Prefiro a Elis Regina, um U2 e Gun'N Roses, rs.

    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Haha, que bom que acho o texto legal, rsrs.

    Realmente, você não iria gostar desta banda, Adenevaldo. Nem o Giivago gostou. Nem sei porque eu gosto. Mas o show deles é muuuuito bom.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Uma lição de um Desaguar: a profissionalização do ator

A 13ª Mostra Desaguar do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França, que apresentou os espetáculos teatrais de formatura de alunos-atores nos dias 18 a 22 de novembro de 2014, me mostrou um pouco do que talvez eu apenas suspeitasse durante meus dois anos de estudo neste Teatro-Escola e me recordou importantes referências vivas e cotidianas durante meu processo de formação. Na verdade, sou especialista de generalidades humanas. Estudo comunicação e teatro, coisas que todo mundo nasce fazendo, coisas sem as quais a humanidade não seria. Atividades profissionais que sempre causam controvérsias burocráticas. O jornalismo perde seu diploma e todo mundo já fez 'teatrin'. Meu pêndulo balança muito para a comunicação popular e para o teatro do oprimido... Minha experiência até agora já me deu suficientes provas de que, como ferramentas pedagógicas, são libertadoras da condição humana. Por outro lado, meu pêndulo percebe o artista em si mesmo e sua investida profis

AUTODIAGNÓSTICO: Com toda beleza e abominação.

Todos prometem (e não cumprem) coisas no ano novo, eu não prometo nada. Como flecha de ano novo, encerro 2010 e inicio 2011 com meu autodiagnóstico, encerrando a série "Diagnósticos" do meu blog. Ficha Paciente: João Damásio da Silva Neto. Perfil: http://www.twitter.com/joaodamasio Idade: 19 anos. Cidade: Palmelo/Goiânia - GO. Ocupação: Acadêmico de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Restrições apresentadas: Egoísmo caótico que desregula a timidez. Prescrições: Nunca permitir mais de uma hora ociosa. Diagnóstico rápido: Antagonismo ao espelho. Diagnóstico completo (para quem ousa entender): Única regra para quem ler este diagnóstico: Tudo é mentira! Ora, como pode alguém se autodiagnosticar com sinceridade? Coisa de louco! Mas é minha obrigação, afinal fui ensinado a não julgar e estes diagnósticos mensais onde descrevo todo mundo nos ínfimos detalhes alcançados pela minha pouca visão não é menos que julgamento. Então, que pelo meno

Um momento sem existencialismo

Amo e contribuo com o ato simples das coisas que fogem ao regaço existencial, emocionando a pupila ao puxar uma lágrima lá do coração, desentupindo as veias, perfazendo o húmus do trabalho ou da ressaca - o suor ou a gordura - em matéria-prima-quase-irmã de objetivação do Ser, do Dasein. Quando um atraso, um copo quebrado, uma mancha na roupa, um furo na ceroula ou uma multigenia em crioula semente ocorre, incorre o vento que parte da borboleta para provocar um tsunami. A existência - ou o existencialismo - como rotina é tábua farpada sem velcros: sem o verniz sobre lisura nem a velha rustidão folclórica. Talha-se, porém, mandamentos em pedras, em areia, em madeira desde quando os media existem. As metáforas de aprendiz evidenciam o cobre pálido a represar ditados instintos: recalculados, racionalizados. Sofro sem silêncio o só com a voz do silêncio. Existo, para além das standnormalidades, paranóides de totem em pouca idade. A doença contagia o papel. Graças! Mas ainda há mais