segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Estratégias sustentáveis para eventos

Por João Damasio.
Originalmente publicado na REVISTA DESTACK - CLIQUE AQUI E CONFIRA.

Ser sustentável agora é moda. Utilizar estratégias favoráveis ao meio ambiente pode não ser apenas questão de consciência ambiental, mas de imagem e palato social. Ao organizar um evento esperamos promover algo de nosso interesse particular, financeiro ou coletivo, e o primeiro passo para o sucesso da iniciativa é tratá-la fora de qualquer padrão. Isto é, tentar ser exclusivo, único e especial.

O diferencial é a novidade e esta só se alcança com ousadia. Não há quem não tenha a preocupação com as questões ambientais, e se seu evento precisa da atenção pública, invista em métodos sustentáveis para se promover.

Algumas estratégias, aliás, não demandam investimento específico, em muitos casos permitem economizar dinheiro e recursos materiais. Para exemplificar, podemos citar o uso das tecnologias virtuais na hora de divulgar um evento. A economia é imensa, chegando a reduzir os custos a zero, além disto, é ágil e sempre alcança públicos maiores e, por vezes, inesperados. É uma estratégia sustentável simples e útil, reduz o uso de matéria prima, como cartazes, folders e panfletos e ainda diminui a cotidiana poluição visual das grandes cidades. Uma informação bem injetada na web e nas redes sociais é melhor absorvida.

Valorizar artifícios simples, como as potencialidades locais é sempre recomendável. Se precisar de palestrantes, a moda não é mais trazer o cara famoso que nunca pisou na sua cidade para falar, transporte geralmente ocupa 40% do capital do evento e você vai trazer alguém que não causa sensação de contigüidade ou proximidade com seu público. Perceba que, novamente, você pode economizar e deixar de poluir o meio ambiente.

O mesmo vale para a decoração e ambientação do espaço que utilizará. Valorize a arte local. Isto atrai público local pela proximidade ideológica, além de diminuir os gastos que teria se trouxesse material terceirizado. A matéria-prima local é muito mais barata.

Ambientes mais claros e abertos, com vistas para paisagens naturais tornam o evento mais convidativo e memorável. Ar-condicionado não é mais artefato de luxo, gastam muita energia. No último caso, utilize climatizadores. Quatro paredes brancas que se encaixam não agradam público algum. Lembre-se de tudo isto na escolha do local que sediará o seu evento, que deve sempre ser especial.

Como pode perceber, não é necessário ser uma multinacional para provocar promoção social através da imagem de consciência ambiental. Por fim, reflita que imagem é uma representação de algo que deve existir. Então, se deseja sua imagem de responsabilidade ambiental, assim seja. A melhor estratégia é fazer a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite seu e-mail aqui para receber atualizações do Descaradamasio. A média é uma postagem semanal.