Pular para o conteúdo principal

Estratégias sustentáveis para eventos

Por João Damasio.
Originalmente publicado na REVISTA DESTACK - CLIQUE AQUI E CONFIRA.

Ser sustentável agora é moda. Utilizar estratégias favoráveis ao meio ambiente pode não ser apenas questão de consciência ambiental, mas de imagem e palato social. Ao organizar um evento esperamos promover algo de nosso interesse particular, financeiro ou coletivo, e o primeiro passo para o sucesso da iniciativa é tratá-la fora de qualquer padrão. Isto é, tentar ser exclusivo, único e especial.

O diferencial é a novidade e esta só se alcança com ousadia. Não há quem não tenha a preocupação com as questões ambientais, e se seu evento precisa da atenção pública, invista em métodos sustentáveis para se promover.

Algumas estratégias, aliás, não demandam investimento específico, em muitos casos permitem economizar dinheiro e recursos materiais. Para exemplificar, podemos citar o uso das tecnologias virtuais na hora de divulgar um evento. A economia é imensa, chegando a reduzir os custos a zero, além disto, é ágil e sempre alcança públicos maiores e, por vezes, inesperados. É uma estratégia sustentável simples e útil, reduz o uso de matéria prima, como cartazes, folders e panfletos e ainda diminui a cotidiana poluição visual das grandes cidades. Uma informação bem injetada na web e nas redes sociais é melhor absorvida.

Valorizar artifícios simples, como as potencialidades locais é sempre recomendável. Se precisar de palestrantes, a moda não é mais trazer o cara famoso que nunca pisou na sua cidade para falar, transporte geralmente ocupa 40% do capital do evento e você vai trazer alguém que não causa sensação de contigüidade ou proximidade com seu público. Perceba que, novamente, você pode economizar e deixar de poluir o meio ambiente.

O mesmo vale para a decoração e ambientação do espaço que utilizará. Valorize a arte local. Isto atrai público local pela proximidade ideológica, além de diminuir os gastos que teria se trouxesse material terceirizado. A matéria-prima local é muito mais barata.

Ambientes mais claros e abertos, com vistas para paisagens naturais tornam o evento mais convidativo e memorável. Ar-condicionado não é mais artefato de luxo, gastam muita energia. No último caso, utilize climatizadores. Quatro paredes brancas que se encaixam não agradam público algum. Lembre-se de tudo isto na escolha do local que sediará o seu evento, que deve sempre ser especial.

Como pode perceber, não é necessário ser uma multinacional para provocar promoção social através da imagem de consciência ambiental. Por fim, reflita que imagem é uma representação de algo que deve existir. Então, se deseja sua imagem de responsabilidade ambiental, assim seja. A melhor estratégia é fazer a diferença.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diagnóstico - Giivago Barbosa

Ficha Paciente: Giivago Barbosa de Oliveira. Perfil: http://www.twitter.com/giivago Idade: 17 anos. Cidade: Goiânia / GO. Ocupação: Estudante. Restrições apresentadas: Gota de radicalismo motivada por convicção plena. Prescrições: Auto-moderação emocional. Diagnóstico rápido: Anacronismo criativo. Diagnóstico completo (para quem ousa entender): Caso surpreendente! Nunca avistei uma composição humana assim num jovem de dezessete anos. As dosagens de sua racionalidade são desmedidas, outro em seu lugar, seria um louco! Este garoto me parece um ser anacrônico que possui certo poder que desperta nos seus próximos a sensação inversa, sentem-se anacrônicos também. Como “He Man”, ele tem a força. Uma força incomparável. Sua presença é agente de mudanças no ambiente, quem tem olhos de ver isto é capaz de se impressionar com o campo magnético que caminha contíguo. A grande questão é saber se isto é um problema ou uma grande virtude. Detecto que são os dois ao mesmo...

AUTODIAGNÓSTICO: Com toda beleza e abominação.

Todos prometem (e não cumprem) coisas no ano novo, eu não prometo nada. Como flecha de ano novo, encerro 2010 e inicio 2011 com meu autodiagnóstico, encerrando a série "Diagnósticos" do meu blog. Ficha Paciente: João Damásio da Silva Neto. Perfil: http://www.twitter.com/joaodamasio Idade: 19 anos. Cidade: Palmelo/Goiânia - GO. Ocupação: Acadêmico de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Restrições apresentadas: Egoísmo caótico que desregula a timidez. Prescrições: Nunca permitir mais de uma hora ociosa. Diagnóstico rápido: Antagonismo ao espelho. Diagnóstico completo (para quem ousa entender): Única regra para quem ler este diagnóstico: Tudo é mentira! Ora, como pode alguém se autodiagnosticar com sinceridade? Coisa de louco! Mas é minha obrigação, afinal fui ensinado a não julgar e estes diagnósticos mensais onde descrevo todo mundo nos ínfimos detalhes alcançados pela minha pouca visão não é menos que julgamento. Então, que pelo meno...

O 16° Vaca Amarela foi a pior edição de um festival independente em Goiânia

Dois dias de festival em Goiânia. Sexta e sábado (22 e 23 de setembro). O segundo dia ainda virá, mas já é possível e necessário decretar o que foi essa 16° edição do Vaca Amarela, no Palácio da Música do Centro Cultural Oscar Niemeyer: ruídos, ineficiência e queda total dos equipamentos de som por repetidas vezes; inúmeros assaltos relatados no ambiente do festival, sem atendimento da produção; logística básica para o comércio de bebidas totalmente equivocada; atrasos, gafes e falta de profissionalismo da produção no palco; além de inúmeros problemas prévios de informação ao público. O contraponto foi o talento, profissionalismo e empatia dos artistas diante do público e da (des)organização. Nem artistas, nem público mereciam o descaso e o despreparo da produção neste ano. Pabllo Vittar é mesmo todo aquele furacão que foi noticiado no Rock in Rio. É uma cantora incrível, com performance única e sensível. Reergueu o show inúmeras vezes, mesmo depois de problemas com a abertura da cor...