Pular para o conteúdo principal

ARTIGO DE OPINIÃO: Marina: Uma nova maioria!

Votar não é compor a torcida de um time de futebol. Nós elegemos o candidato e com ele suas virtudes, defeitos, ideologias partidárias e as exigências das coligações. Portanto, não é simples e não dá para votar pela aparência no folhetinho que você recebe e não pelo emocional que os programas de TV te passam. Por analisar os candidatos, suas propostas, forma de agir e coligações, voto na Marina Silva (43) para presidente. Vou expor uma verdade quanto à sua possibilidade de eleição.

Inicialmente afirmo convicto de que esta possibilidade existe! O brasileiro gosta de maiorias: você acredita mesmo que a maioria dos brasileiros curte futebol tão fanaticamente? E que o carnaval é a principal representatividade da cultura brasileira? E que os goianos são mesmo da roça? E que a Dilma é o Lula? Pois é... nada disto é verídico. Pesquisas nunca são confiáveis verdadeiramente. Mas o brasileiro tem medo de não ser do que parece ser a maioria.

Meu pai me questionou: “Eu acho que eu vou votar na Marina, como ela está nas pesquisas?” Eu respondi que por volta dos 10 a 12% e ele retrucou “Ihh, então ela é fraca, a Dilma e o Serra estão mais fortes! Eu acho que a Dilma ta melhor né?” Eu justifiquei a inconfiabilidade das pesquisas e meu pai votará na Marina como pretendia.

Tanta, mas tanta gente quer votar na Marina Silva! Por que não vota? Porque muitos acham que ela não vai ganhar, pois as pesquisas... pois é. Observe a contradição: se eu voto, o candidato vence, se eu não voto ele não vence, certo? Ora... então... oxi.

O que nos cabe fazer visto que percebemos isto? Sim... é a divulgação, é um tanto de barulho sim. Em situações simples observamos o que ocorre. O amigo José Aglais é do Movimento Marina Silva Presidente em Goiás e ele relata no site que ao usar sempre um crachá identificando-o como apoiador de Marina, as pessoas prestam atenção e muitos param, conversam e decidem-se, ali, a votar na Marina.

Meu caso é parecido. Com adesivos de Marina no caderno, no notebook e na mochila torno meu posicionamento visível a meus colegas na faculdade. Inicialmente todos perguntavam: “Você vai votar na Marina?” Agora inúmeros (até desconhecidos) chegam e dizem eu vou votar na Marina e o outro só de ouvir se une: Eu também, viu! Como forma de formar uma nova maioria que é possível.

O que nos cabe fazer? Publicizar o que acreditamos! Se todos que tem vontade de votar em Marina votarem, sem observar partidos e coisa e tal, Marina pode vencer no primeiro turno com tranqüilidade.

É uma pena que as pessoas que chegam a ler este artigo até aqui sejam somente as que já estão cientes de tudo isto.

Comentários

  1. João, é engraçado o quanto de mim vejo em você! Sempre fui assim, defensora inabalável daquilo em que acredito. Eu também voto Marina, por uma série de questões que você já deve saber muito bem!

    Parabéns pela iniciativa e pela coragem de expor suas opiniões e, mais, influenciar as demais pessoas!

    O blog está cada vez melhor! Sempre que puder, farei uma visita. Você também está convidado para visitar meu blog sempre que quiser. :)

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Uma lição de um Desaguar: a profissionalização do ator

A 13ª Mostra Desaguar do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França, que apresentou os espetáculos teatrais de formatura de alunos-atores nos dias 18 a 22 de novembro de 2014, me mostrou um pouco do que talvez eu apenas suspeitasse durante meus dois anos de estudo neste Teatro-Escola e me recordou importantes referências vivas e cotidianas durante meu processo de formação. Na verdade, sou especialista de generalidades humanas. Estudo comunicação e teatro, coisas que todo mundo nasce fazendo, coisas sem as quais a humanidade não seria. Atividades profissionais que sempre causam controvérsias burocráticas. O jornalismo perde seu diploma e todo mundo já fez 'teatrin'. Meu pêndulo balança muito para a comunicação popular e para o teatro do oprimido... Minha experiência até agora já me deu suficientes provas de que, como ferramentas pedagógicas, são libertadoras da condição humana. Por outro lado, meu pêndulo percebe o artista em si mesmo e sua investida profis

AUTODIAGNÓSTICO: Com toda beleza e abominação.

Todos prometem (e não cumprem) coisas no ano novo, eu não prometo nada. Como flecha de ano novo, encerro 2010 e inicio 2011 com meu autodiagnóstico, encerrando a série "Diagnósticos" do meu blog. Ficha Paciente: João Damásio da Silva Neto. Perfil: http://www.twitter.com/joaodamasio Idade: 19 anos. Cidade: Palmelo/Goiânia - GO. Ocupação: Acadêmico de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Restrições apresentadas: Egoísmo caótico que desregula a timidez. Prescrições: Nunca permitir mais de uma hora ociosa. Diagnóstico rápido: Antagonismo ao espelho. Diagnóstico completo (para quem ousa entender): Única regra para quem ler este diagnóstico: Tudo é mentira! Ora, como pode alguém se autodiagnosticar com sinceridade? Coisa de louco! Mas é minha obrigação, afinal fui ensinado a não julgar e estes diagnósticos mensais onde descrevo todo mundo nos ínfimos detalhes alcançados pela minha pouca visão não é menos que julgamento. Então, que pelo meno

Um momento sem existencialismo

Amo e contribuo com o ato simples das coisas que fogem ao regaço existencial, emocionando a pupila ao puxar uma lágrima lá do coração, desentupindo as veias, perfazendo o húmus do trabalho ou da ressaca - o suor ou a gordura - em matéria-prima-quase-irmã de objetivação do Ser, do Dasein. Quando um atraso, um copo quebrado, uma mancha na roupa, um furo na ceroula ou uma multigenia em crioula semente ocorre, incorre o vento que parte da borboleta para provocar um tsunami. A existência - ou o existencialismo - como rotina é tábua farpada sem velcros: sem o verniz sobre lisura nem a velha rustidão folclórica. Talha-se, porém, mandamentos em pedras, em areia, em madeira desde quando os media existem. As metáforas de aprendiz evidenciam o cobre pálido a represar ditados instintos: recalculados, racionalizados. Sofro sem silêncio o só com a voz do silêncio. Existo, para além das standnormalidades, paranóides de totem em pouca idade. A doença contagia o papel. Graças! Mas ainda há mais