Pular para o conteúdo principal

O avesso criador: uma cena armada

Uma fechada no trânsito de Goiânia nos limiares da Praça Universitária abriu a cena a seguir narrada pelas nossas personagens-figurantes da vida comum contemporânea do ônibus coletivo (028).
- Ei, essa buzina.
- O motorista do busão fechou o cara.
Acelerador e mais buzinas ao fundo.
- Nossa, olha ali.
Dois passageiros percebem uma arma 40 em punho com um dos dois homens abordo no carro. E... parada de ônibus. Desce-sobe de passageiros. O carro desacelerou - alguém mencionou ser polo grafite (e tinha também manchas brancas bem reconhecíveis na semi-pintura) - e parou à frente do ônibus. Depois seguiu caminho. Deu voltas.
- Olha o carro ali de novo! Lá vem ele! Tá com arma na mão!
- Alguém ligue para o 190!
- Vou ligar!.. meu celular descarregou.
- Eles não vêm sem a placa do carro.
- Vou tentar olhar! - e como um super homem, o jovem lança-se à janela a narrar a placa MNx-xxxx..
- Será que o motorista viu a arma? Vamos avisá-lo!
- Motorista, você fechou o cara lá atrás e agora ele está seguindo com uma arma.
- Uai, mas eu não posso parar (e parar pra quê?) - responde relativamente calmo o motorista.
A essa altura, quem tinha livro por ler guardou na mochila, os caras com fone de ouvido já pausaram o som, as fofocas se centralizaram no jogo avesso criador das emoções hollywoodianas desse episódio que segue.
- O carro parou de seguir.
Segundos depois:
- Não, olha ele ali!
Passa estourado o carro e empareia com o motorista do ônibus, que silenciado prossegue sem alarde, tranquilo, treinado.
- É, eles são treinados - afirma uma mulher - Eles recebem treinamento secreto para ficarem calmas nessas horas de aflito.
- Gente, e se o cara atirar?
- Eu tenho coragem de dirigir o ônibus.
- Eu pulo daqui na hora, tem que pular.
- Cara, eles são só dois. No coletivo somos muitos.
- Mas eles podem ter muitas balas, cara.
- A gente abaixa no chão.
- Moço, muito louco isso aqui! Perseguição é o que rola, vei!
- Cara, dá uma emoção, eu não tenho medo não. Eu fico mesmo.
Outros se aprumavam para qualquer evacuação.
O carro sumiu de novo, depois de uns toques não correspondidos pelo motorista.
- Deve ser policial para ter uma arma assim.
- Deve ser bandido. Nesse carro estranho ai.
- Não... é civil. Só pode ser policial civil. Eu tenho um tio que é e ele é boladão assim. Qualquer coisa.
- Ow, os cara é mau, fih!
Nisso, a perseguição cessa totalmente.
- Nossa, parece que foi embora, mas acho que ele não faria nada, sabendo do tanto de gente inocente aqui no ônibus.
- Moço, eu quero ver ali a cara do motorista. Deve estar cagando de medo.
Numa curva, o alarde último:
- Nossa, olha lá, quando virou eu vi o carro vindo de novo lá atrás.
Mais tensão. O carro passa. Não era o mesmo.
- Ufa, ah não, perseguição é tão legal.
Será que havia mesmo uma arma? Duas testemunhas garantem enquanto estimulam uma agitação interna.
--

Pouco antes, na escola de teatro, uma turma de atores-alunos se lançava a estímulos em jogos teatrais para criar. Pouco produtivo. Péssimo resultado. Crise artística nos mais conscienciosos. Em laboratório cênico, nada funcionou.
--

Criar, dar nome ao mundo, perceber-se pensante e... engaiolar a si mesmo e os outros animais. Essa a característica mais humana, demasiada humana. Engaiolados voltando da aula, do trabalho, em meio de semana. Momentos não-vividos. Eis que a criatividade aflora hollywoodiana e atormentada, extraordinária e incrível - no sentido de que não se pode crer - no episódio do suspense policial real dentro do ônibus com tanto choque moral que trouxe. E no espaço de arte, nada se consegue criar. O ato de criar corresponde a um medo. Esse mundo de cabeça para baixo... retira da arte a criação. É impossível sublimar?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma lição de um Desaguar: a profissionalização do ator

A 13ª Mostra Desaguar do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França, que apresentou os espetáculos teatrais de formatura de alunos-atores nos dias 18 a 22 de novembro de 2014, me mostrou um pouco do que talvez eu apenas suspeitasse durante meus dois anos de estudo neste Teatro-Escola e me recordou importantes referências vivas e cotidianas durante meu processo de formação. Na verdade, sou especialista de generalidades humanas. Estudo comunicação e teatro, coisas que todo mundo nasce fazendo, coisas sem as quais a humanidade não seria. Atividades profissionais que sempre causam controvérsias burocráticas. O jornalismo perde seu diploma e todo mundo já fez 'teatrin'. Meu pêndulo balança muito para a comunicação popular e para o teatro do oprimido... Minha experiência até agora já me deu suficientes provas de que, como ferramentas pedagógicas, são libertadoras da condição humana. Por outro lado, meu pêndulo percebe o artista em si mesmo e sua investida profis

AUTODIAGNÓSTICO: Com toda beleza e abominação.

Todos prometem (e não cumprem) coisas no ano novo, eu não prometo nada. Como flecha de ano novo, encerro 2010 e inicio 2011 com meu autodiagnóstico, encerrando a série "Diagnósticos" do meu blog. Ficha Paciente: João Damásio da Silva Neto. Perfil: http://www.twitter.com/joaodamasio Idade: 19 anos. Cidade: Palmelo/Goiânia - GO. Ocupação: Acadêmico de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Restrições apresentadas: Egoísmo caótico que desregula a timidez. Prescrições: Nunca permitir mais de uma hora ociosa. Diagnóstico rápido: Antagonismo ao espelho. Diagnóstico completo (para quem ousa entender): Única regra para quem ler este diagnóstico: Tudo é mentira! Ora, como pode alguém se autodiagnosticar com sinceridade? Coisa de louco! Mas é minha obrigação, afinal fui ensinado a não julgar e estes diagnósticos mensais onde descrevo todo mundo nos ínfimos detalhes alcançados pela minha pouca visão não é menos que julgamento. Então, que pelo meno

Um relato de gratidão sobre a arte de Yashira

Quando eu era pequeno, lembro de ver a Yashira nas ruas de Palmelo. Ela era a louca e eu tinha medo dela, mas achava curioso. Uma parte de mim queria se aproximar dela, foi a parte que depois me levou a fazer curso de teatro e, quando eu atuava, eu lembrava um pouco dela e das performances que ela promovia nas ruas da cidade. Aí eu comecei a entender que era arte o que ela fazia. Mas era uma arte muito estranha, eu não achava bonito. Comecei a achar bonito quando me envolvi ativamente com movimentos ambientalistas durante uns cinco anos e vi que tudo o que ela fazia como arte era sustentável e que ela tinha uma mensagem ecológica. O ativismo dela não era pautado em um coletivo de políticas públicas como o meu, era um envolvimento por inteira. Junto, era uma causa espiritual. Eu entendi isso quando, espírita que sempre fui, tentava compreender o que era mediunidade em mim e ouvi ela dizendo que tudo era mediunidade nela. A arte, a ecologia, a espiritualidade... expandindo mutuamente s