Pular para o conteúdo principal

Umbando de Passarinhos

artigo publicado originalmente no Jornal O Hoje, em 1 de junho de 2011.

Ouço vozes amplamente coloridas. Você as ouve? São os sons da cultura goiana apresentando os tons e as cores da diversidade. Na mesma Goiânia da antiga “monocultura musical” do sertanejo universitário, há outro terreno fértil: a diversidade da música alternativa, que vai das danças do coco até o hard rock.

Umbando, Passarinhos do Cerrado, Gloom, Violins, Diego e o Sindicato, Mechanics, Mugo, Johnny Suxxx and fuking boys, Black Drawing Chalks... você os conhece? Eles fazem parte do cenário da pluralidade cultural goiana cada vez mais evidente.

Nestes últimos dias, o Centro Cultural Goiânia Ouro e o Projeto Vozes de Goiás, do SESC Cidadania, propiciaram encontros entre Umbando – que apresenta a melhor percussão e efeitos ao vivo que já vi – e Passarinhos do Cerrado – com figurino extremamente colorido, assim como os pássaros do cerrado, trazendo uma batucada elaborada com letras pensantes sobre nosso bioma. Teatros lotados... e ninguém ficou sentado. Como na letra dos Passarinhos: “Quem não canta, pode dançar”.

Não é nenhum mercado mágico. Produtoras musicais e artistas locais enfrentam dificuldades, principalmente financeiras e, mesmo assim, de alguma forma, este cenário alternativo está cada vez mais amplo e, portanto, diverso.

A inovação está, não somente na pluralidade cultural, mas na forma como as produtoras goianas lidam com público e artistas. Uma iniciativa interessante ocorreu no dia 24 de maio, no lançamento da Construtora Música e Cultura, com o projeto “Quanto vale o show?” O público entra, assiste aos shows e, na saída, dá uma nota (em dinheiro) para a banda que mais gostou. Cada um paga quanto acha que vale o show. O valor entre R$2 e R$100 vai direto ao caixa do artista escolhido.

Na internet, é possível acessar os conteúdos produzidos pelas bandas goianas. Destaco a importância de adquirir os discos físicos, pois são produtos de alta qualidade acessíveis financeiramente. A criatividade impera no design dos CDs e nas artes expostas nas camisetas que, de show em show, os próprios artistas vendem.

Os Centros Culturais Oscar Niemeyer, Goiânia Ouro, Martin Cererê e as melhores casas de show de Goiânia oferecem shows incríveis das bandas locais e já existe um público – do qual faço parte – que prefere valorizar a riqueza cultural local. A música goiana não tem um ritmo só.

Nunca ouvi rock de melhor qualidade que o da banda Violins. Diego de Moraes e Gloom interpretam teatral e deliciosamente suas músicas autorais. Enquanto os Passarinhos do Cerrado são coloridos (não como Restart, mas como verdadeiros passarinhos do cerrado), o ‘giz negro que desenha’ as músicas do Black Drawing Chalks apresenta o rock mais intenso cantado em inglês. Quando a intenção é descarregar as energias acumuladas, a receita é comparecer aos shows do Mechanics ou do Mugo, uma explosão energética.

Incentivos do governo de Goiás precisam ser mais pontuais, no entanto, ao que me parece olhando pelo lado de fora, visto que não sou músico nem produtor, sou apenas admirador, os espaços públicos estão abertos e funcionando para que a cultura goiana se expresse.

Com tantas opções, esse cenário musical não pretende competir com o sertanejo, que também é agregado à diversidade cultural. A música alternativa tem seu público. O melhor de todos os públicos para os melhores de todos os artistas. Não citei nem dez por cento dos bons músicos goianos e você já percebeu que não precisamos nem ir para o sudeste brasileiro curtir boas bandas, nem esperar por artistas globais na cidade, porque “Umbando de Passarinhos” faz de Goiânia a capital da música alternativa.

Comentários

  1. Muuuuito Massa João!
    Você vai longe, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Vou não, vou não...
    Quero ficar perto mesmo. Aliás, cada vez mais perto da cultura local, do local. Vendo "umbando de passarinhos"

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo

    E diante da massificação
    da cultura inútil,
    é sempre bom ver
    que os que acreditam
    na diversidade
    das palavras e dos sons,
    não desistem
    de se fazerem ouvir.

    Que sempre
    existam
    sonhos em ti...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Uma lição de um Desaguar: a profissionalização do ator

A 13ª Mostra Desaguar do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França, que apresentou os espetáculos teatrais de formatura de alunos-atores nos dias 18 a 22 de novembro de 2014, me mostrou um pouco do que talvez eu apenas suspeitasse durante meus dois anos de estudo neste Teatro-Escola e me recordou importantes referências vivas e cotidianas durante meu processo de formação. Na verdade, sou especialista de generalidades humanas. Estudo comunicação e teatro, coisas que todo mundo nasce fazendo, coisas sem as quais a humanidade não seria. Atividades profissionais que sempre causam controvérsias burocráticas. O jornalismo perde seu diploma e todo mundo já fez 'teatrin'. Meu pêndulo balança muito para a comunicação popular e para o teatro do oprimido... Minha experiência até agora já me deu suficientes provas de que, como ferramentas pedagógicas, são libertadoras da condição humana. Por outro lado, meu pêndulo percebe o artista em si mesmo e sua investida profis

Um relato de gratidão sobre a arte de Yashira

Quando eu era pequeno, lembro de ver a Yashira nas ruas de Palmelo. Ela era a louca e eu tinha medo dela, mas achava curioso. Uma parte de mim queria se aproximar dela, foi a parte que depois me levou a fazer curso de teatro e, quando eu atuava, eu lembrava um pouco dela e das performances que ela promovia nas ruas da cidade. Aí eu comecei a entender que era arte o que ela fazia. Mas era uma arte muito estranha, eu não achava bonito. Comecei a achar bonito quando me envolvi ativamente com movimentos ambientalistas durante uns cinco anos e vi que tudo o que ela fazia como arte era sustentável e que ela tinha uma mensagem ecológica. O ativismo dela não era pautado em um coletivo de políticas públicas como o meu, era um envolvimento por inteira. Junto, era uma causa espiritual. Eu entendi isso quando, espírita que sempre fui, tentava compreender o que era mediunidade em mim e ouvi ela dizendo que tudo era mediunidade nela. A arte, a ecologia, a espiritualidade... expandindo mutuamente s

AUTODIAGNÓSTICO: Com toda beleza e abominação.

Todos prometem (e não cumprem) coisas no ano novo, eu não prometo nada. Como flecha de ano novo, encerro 2010 e inicio 2011 com meu autodiagnóstico, encerrando a série "Diagnósticos" do meu blog. Ficha Paciente: João Damásio da Silva Neto. Perfil: http://www.twitter.com/joaodamasio Idade: 19 anos. Cidade: Palmelo/Goiânia - GO. Ocupação: Acadêmico de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Restrições apresentadas: Egoísmo caótico que desregula a timidez. Prescrições: Nunca permitir mais de uma hora ociosa. Diagnóstico rápido: Antagonismo ao espelho. Diagnóstico completo (para quem ousa entender): Única regra para quem ler este diagnóstico: Tudo é mentira! Ora, como pode alguém se autodiagnosticar com sinceridade? Coisa de louco! Mas é minha obrigação, afinal fui ensinado a não julgar e estes diagnósticos mensais onde descrevo todo mundo nos ínfimos detalhes alcançados pela minha pouca visão não é menos que julgamento. Então, que pelo meno